sexta-feira, 23 de maio de 2014

Informatividade na redação do Enem


Um fator importante para se chegar ao senso crítico na redação do Enem é conhecer o assunto; ter informações acerca do que vai se falar. Isso leva o candidato à possibilidade de praticar melhor a criticidade na argumentação, de forma a torná-la mais consistente. Além dos materiais didáticos, das aulas e de várias revistas - a exemplo de Carta na Escola, Língua Portuguesa, Guia do Estudante - a internet constitui hoje uma importante ferramenta na busca por tais informações. Está aqui, talvez, o problema.
Existe um fator denominado intencionalidade na formação de um texto, ou seja, toda mensagem tem um objetivo e um público-alvo. Como estamos em ano de eleição  no Brasil, ainda elevado pela realização de um evento de nível mundial - a Copa do Mundo - com fortes indícios de irregularidades nos gastos, além de vários problemas (históricos) cercando nossa realidade, o leitor deve estar muito atento ao que lê ou assiste no mundo virtual.
Não se deve sair acreditando em tudo que está disponível na redes sociais. É sempre bom lembrar que os vários canais, TVs, blogs e grupos "políticos" estão atrelados a alguma "ideologia política", o que, naturalmente, traz uma intencionalidade nas informações disponibilizadas. Dados, números, porcentagens podem até ser verdadeiros, mas a forma como essas informações são processadas nos textos e nos vídeos, por exemplo, é que deve ser analisada com cuidado e caultela.
O leitor deve ler todo e qualquer texto que considere importante, mas não deve aceitá-lo sem antes fazer uma análise: esses dados são verídicos? esse canal/TV/blog está atrelado a algum grupo político? Qual o fator intencionalidade presente? Perguntas como essas ajudam a melhor discernir sobre as informações que está recebendo.
Por último, o esquema LEITURA - INFORMAÇÃO - CONHECIMENTO - REFLEXÃO - SENSO CRÍTICO, tão falado em nossas aulas de REDAÇÃO, deve ser considerado sempre para a obtenção de melhor criticidade nas argumentações, o que afasta o candidato da mesmice e do senso comum.

Prof. João Mendonça

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