quarta-feira, 25 de abril de 2012

Os cuidados com a infância de hoje para um mundo melhor no futuro


A educação constitui a base de qualquer sociedade na busca da evolução moral e intelectual do indivíduo. No Brasil, este setor não é ponto preponderante das políticas públicas. Outro fator importante no desenvolvimento educacional da pessoa é a base familiar, que no mundo contemporâneo está cada vez mais escassa.
Apesar de a educação básica ser obrigatoriedade do governo, isso não é cumprido de forma adequada objetivando o desenvolvimento da criança e sua formação indispensável ao exercício da cidadania, mas apenas visando números. O que de fato ocorre são instituições de ensino precárias, com boa parte dos educadores desestimulados, despreparados e sem condições favoráveis a um trabalho digno e convidativo à permanência desses menores no ambiente escolar.
Outra instituição importante na formação da criança é a família. A educação em casa é o pilar para um futuro melhor e mais humanizado, visto que todo indivíduo necessita de carinho, atenção e princípios. Mas essa base, devido à vida atribulada e "louca" que o mundo contemporâneo nos "impõe", torna-se cada vez mais difícil de manter, pois quase sempre os pais não estão presentes em momentos importantes da formação dos filhos, creditando-a terceiros.
Infelizmente, a consequência dessa educação às avessas, praticada tanto pelo governo - através de uma estrutura falha - quanto pela instituição família - cada vez mais em processo de  falência - são adultos frustrados, incapazes de exercer o papel de cidadãos críticos e despreparados para enfrentar os mais diversos problemas que a vida nos traz.
Em curto prazo, torna-se quase impossível uma resolução. Mas, o Estado, juntamente com a família e a sociedade em todos os seus poderes constituídos, fazendo cada um sua parte, procurando renunciar benefícios, em médio prazo poderá formar indivíduos preparados para a vida e os problemas dela consequentes. O Japão é um exemplo vivo de que essa transformação é possível, com seu reerguimento depois da Segunda Guerra Mundial.

2 comentários:

bernadete disse...

Caro João, você tocou numa questão primordial , que são nossas crianças. Elas representam o nosso futuro. Mias que futuro? Se elas são abandonadas pelas famílias, desacretitadas pela sociedade e um problema para o poder público. Faz-se necessário consciência de todos para que o amanhã não seja povoado por indivíduos piores dos que os de hoje. Mas como acreditat???

João Mendonça disse...

Olá, Bernadete! Para mim é uma honra sua visita e seu comentário neste espaço! Infelizmente, é uma realidade sua afirmação! Mas, como você mesma falou,o caminho é a conscientização dos adultos (família, sociedade e poder público)num trabalho educativo com as crianças desde a tenra idade.Quanto à questão de acreditar, é interessante observar que a evolução da raça humana é uma realidade, mesmo que a longo prazo! Abraços!